quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mais uma celebridade notifica ser portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

Logo após o rei Roberto Carlos, a quase esquecida Luciana Vendramini, David Beckham, e eu claro.. rs... temos mais uma celebridade com o mesmo diagnóstico: desta vez, Justin Timberlake.

O portador de TOC reconhece em si mesmo os sintomas, após de 7 anos em média convivendo com a doença. Mas, a mídia tem um papel importante para instaurar um sinal de alerta nas pessoas afetadas com o problema. Quando uma celebridade vem a público revelar seus “infortúnios”, o sujeito comum (como eu e vc) começa a se comparar.

Então é aí que a pessoa fica pretensa a buscar ajuda, já que reconhece em si a presença dos sintomas atordoantes. No entanto, é importante destacar que ao se identificar como tal, deve-se procurar ajuda para começar o combate entre o pensamento comum e o pensamento obsessivo, juntamente com as compulsões.

Dados que são significativos, é que em geral os sintomas atingem pessoas com capacidade de inteligência elevada.

Artistas que se declararam portadores de Transtorno Obsessivo

O Rei Roberto Carlos


A esquecida Luciana Vendramini

David Beckham


Justin Timberlake


Thales Brito, este que vos escreve! huhauhauha

Um comentário:

caminhando disse...

Muito bacana a exposição das pessoas. A declaração de que são portadoras de TOC não apenas desmistifica o transtorno como ajuda outros na busca pelo tratamento. A informação é um dos melhores remédios e você, Thales, tem feito muito bem a sua parte.Parabéns!