terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Muito bem, ok, vamos falar em números!



Se a capacidade futura de torcedores no Maracanã para a copa de 2014, é de 86,100 pessoas, vamos considerar o número de portador de TOC no Brasil: 4 MILHÕES de portadores. Isto é um número catastrófico! Muita gente ainda nem sabe que é portadora dessa doença, assim, como não sabemos se a copa de 2014 será um fiasco ou não. Constata-se então, que 2% da população mundial, sofrem dos sintomas recorrentes do transtorno.

Se o Maracanã habilitado para a copa de 2014 poderá comportar 86,100 pagantes, imaginem quantos Maracanãs lotados poderiam ser preenchidos com portadores de TOC. O fato é: A doença está se propagando ainda mais, com a correria do dia-a-dia, e é de fator contingencial em muitos casos, causados pelo estado de ansiedade ou neuroquímico, como se sabe. Quanto mais agitados vivemos, mais ansiedade conquistamos, e portanto, sintomas de diferentes vertentes se desenvolvem.

Ainda falando em números

Tente calcular o quanto tempo de atraso envolve a vida do paciente. Tente imaginar quanto tempo é dedicado as compulsões. Eu por exemplo, constatei segundo meus cálculos, levando em conta os minutos e horas de rituais diários, me esforço (em média) pelo menos 15 vezes mais do que uma pessoa comum numa atividade corriqueira. Com o TOC, a vida simplesmente paralisa aos poucos.

Temos mãos, pés, mas travamos em função de árduas e tentadoras atividades que rasgam os limites do nosso corpo e nos fazem cair em compulsões infinitas. Por isso, quando dizem “mato um leão por dia”, eu digo com facilidade que mato uns 15 a mais, por aí afora. Portanto, se você que aqui está lendo este texto e sofre de pensamentos estranhos, não se condene, assuma que precisa de ajuda caso julgue necessário e não se engane, pois esta doença evolui com o passar do tempo tornando fantasias em traumas. O básico da dignidade que um ser humano pode receber , no entanto, é um pouco de compreensão em não julgar o comportamento alheio. Reflita sobre isso, e poste seu comentário!!!

2 comentários:

Ana Paula Almeida disse...

Thaleeeesssss!!!!
Fui de deixar um recado para você no orkut e vi o endereço do blog, estou lendo agora, muito legal! Vi também que o livro já foi lançado, PARABÉNS!!!!Estou ansiosa para ler...a gente se fala!
Grande Abraço!

Paula

Anna Gabriela disse...

Olá, meu nome é Anna Gabriela, e tenho TOC, falam pra mim que eu não tenho nada sério que me faltaram palmadas, mas só eu sei o quanto já apanhei e sofri com minhas manias e só eu sei o que se passa na minha mente, cada pensamento que me tira totalmente da vida real, foi um alívio pra mim ler que vc mata 15 leões por dia, pois na minha turma da faculdade sou a única que não tenho marido e filhos, e que só trabalho alguns dias da semana e durante o final de semana, então dizem que eu não tenho direito de falar nada, que eu não sei o que é matar um leão por dia, e eu ligo tanto pro que falam, tento agradar a todos com o meu perfeccinismo, só queria dizer que eu sempre quiz escrever um livro sobre isso, e quero que vc me diga como adiquirir seu livro, como te conhecer, busco alguém que saiba pelo que eu realmente passo... Tudo de bom pra vc, na medida do possível!